fim da espera

Ponte de Jaguari será reaberta após três anos


Foto: Miguel Monte (Divulgação)

A nova ponte de Jaguari será inaugurada em maio, após exatos três anos desde que parte da estrutura desabou. Inicialmente, será aberta para os pedestres e, por último, para os veículos.

A travessia, que está em fase final de obras, já recebeu o vão que caiu em 2015. Na semana passada, a empresa Ecopontes, responsável pelos serviços, terminou a instalação da estrutura de ferro que faltava. O vão, de 30 metros de extensão, teve o piso concretado na semana passada.

Segundo a prefeitura, o prazo para a empresa entregar a obra pronta é 30 de abril. Contudo, há a necessidade de secagem completa do concreto para, depois, serem feitos os testes de carga.

Frigorífico dá carro a funcionário que não teve faltas ao trabalho

Por isso, há duas datas previstas para a liberação da nova ponte sobre o Rio Jaguari. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Rafael Dionísio, da EcoPontes, a passagem de pedestres deverá ser possível a partir do dia 5 de maio.

Os testes de carga irão determinar que peso máximo será permitido na ponte, para que possa ser liberada para o tráfego de automóveis, ônibus e caminhões. A estimativa é que apenas na segunda metade do mês que vem o tráfego sobre a ponte seja liberado.

A pista segue estreita, permitindo a passagem de um veículo por vez. Haverá sinaleira para controlar o tráfego.

Pavimentação da ERS-348 deverá melhorar o acesso à Quarta Colônia

A travessia liga o Bairro Rivera ao centro da cidade. A prefeitura informa que está previsto um ato de inauguração com a presença do governador José Ivo Sartori (PMDB).

Parte da ponte centenária caiu em maio de 2015, depois uma carreta bitrem tentou passar sobre o local. Um carro que seguia atrás do caminhão caiu no rio. O motorista conseguiu se salvar. A nova estrutura não permitirá o tráego de carretas bitrem.

ILUMINAÇÃO
A obra custará R$ 3,2 milhões. Os serviços, que começaram em 2016, foram interrompidos devido a um impasse sobre o valor orçado. Após um acordo entre a Ecopontes e o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer), as obras foram retomadas em julho de 2017.   

São Pedro do Sul pretende construir rua coberta no centro da cidade

Batizada de Ponte Júlio de Castilhos, a estrutura foi praticamente refeita. Além de passarelas para pedestres, contará com uma moderna iluminação. De acordo com Rafael Dionísio, ao todo serão 30 pontos de luz em toda a extensão da ponte, com luminárias led de 500 watts cada uma.

O novo sistema permitirá uma iluminação total da ponte reconstruída, dando mais segurança aos pedestres e aos veículos que por ali passarem no período da noite.

*Com informações da prefeitura de Jaguari

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Começam os testes de carga na ponte nova de Jaguari Anterior

Começam os testes de carga na ponte nova de Jaguari

População de Jaguari poderá pagar impostos municipais com cartão bancário Próximo

População de Jaguari poderá pagar impostos municipais com cartão bancário

jaguari